Lógica de Programação

O curso objetiva proporcionar os conhecimentos necessários para a utilização das diversas linguagens de programação e foi desenvolvido para pessoas que desejam aprender e aperfeiçoar técnicas básicas para o desenvolvimento de softwares.

Conteúdo Programático

Aula 1: Introdução a Lógica de Programação

  • Lógica de Programação;
  • Vida real – processos de programação;
  • Tomada de decisões do sistema;
  • Conhecer a ferramenta Looping;
  • Linguagens de programação;
  • Pseudocódigo;

Aula 2: Testes de Mesa e Diagramas de Bloco

  • Teste de mesa;
  • Diagrama de Bloco;

Aula 3: Tipos de Dados, Constantes e Variáveis

  • A memória RAM;
  • O que é uma variável;
  • A declaração das variáveis;
  • Os Tipos de Variáveis;
  • O que são Constantes;
  • As linguagem de programação e sua classificação quanto as variáveis;

Aula 4: Operadores aritméticos, Relacionais e Lógicos

  • Tipos de Operadores;
  • Hierarquia das Operações Aritméticas;
  • Uso de Parentes;
  • Operadores Relacionais;
  • Operadores Lógicos;

Aula 5: Estruturas de Decisão e Repetição

  • Estrutura de Decisão;
  • Comando de Decisão SE;
  • Comando de Decisão CASE;
  • Comando de Repetição;
  • Comando de Repetição FOR;
  • Comando de Repetição WHILE;

Aula 6: Entendendo a Programação Orientada a Objetos

  • Introdução ao conceito de Orientação a Objetos;
  • O conceito de Classe;
  • O conceito de Objetos;
  • Herança Simples e Herança Múltipla;
  • Usar e conversar com objetos;
  • Encapsulamento;

Aula 7: Instalando e conhecendo o Microsoft Small Basic

  • O que é o Small Basic;
  • Conhecendo os programas de exemplo;
  • Download e instalação do programa;
  • Primeiros contatos com o Small Basic;
  • Nosso primeiro programa feito em Small Basic;
  • Colocando em prática;

Aula 8: Estruturas de Decisão e Repetição na Prática

  • As tomadas de decisão prática;
  • As estruturas de decisão SE;
  • Comandos de Repetição;
  • Comando de Repetição FOR;
  • Comando de Repetição WHILE (Apostila);

Aula 9: Desenhando com o Small Basic

  • As funções gráficas do Small Basic;
  • A tartaruga;

Aula 10: Criando e usando Sub-Rotinas

  • O que é Sub-rotina;
  • Primeiro programa com sub-rotinas;
  • Sub-rotinas para capturar eventos do mouse e do teclado;
  • Exemplo prático;

Aula 11: Códigos Avançados

  • Construindo uma calculadora de idades;
  • Construindo um conversor de temperaturas;
  • A tartaruga sob seu comado;
  • A tartaruga segue o mouse;

Aula 12: Atividades interessantes no Small Basic

  • Executando sons;
  • Como publicar seus projetos na Web;
  • Como importar um projeto da Web;
  • Jogos prontos;
  • No que você se tornou?;
  • Linguagens de programação da atualidade;

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